segunda-feira, 2 de abril de 2012

AMOR E ÓDIO

Assisti dias atrás um mais um filme que retrata a realidade do que foi o Holocausto: Amor e Ódio.

Em 06 de junho de 1942, o governo de Vichy faz um acordo com os nazistas e entrega milhares de famílias judias para serem enviadas inicialmente para o Campo de Concentração de Beaune-La-Rolande, Loiret e posteriormente para os crematórios.





 “Amor e Ódio” é mostra o destino de várias famílias judias na França, que são removidas à força de seus lares e que tem como destino final os crematórios. Mostra a crueldade no tratamento aos judeus, não se importando se são crianças, jovens ou idosos.

O filme retrata ainda a complacência de políticos e autoridades francesas com os atos vergonhosos, imorais, sem qualquer humanidade, compaixão, de Hitler e seus insanos seguidores.

Uma das cenas que mais me tocou foi o momento em que as crianças são separadas de suas mães e depois enviadas para a morte.

Eu não consigo entender, encontrar uma razão para o ser humano ter agido de forma tão absurdamente fria, desumana,  insensível e cruel. Sinceramente me faltam palavras pra expressar que sentimento é esse.

 
Me choca também o fato de não ser apenas loucura de um grupo, mas centenas de milhares de pessoas terem aderido a esta insanidade.
O que leva o ser humano a ser tão cruel?

Ouço às vezes que é falta de Deus. Mas é apenas isso? Tenho dúvida nesta resposta, ainda que ela possa ser parte da causa, porque conheço pessoas que não reconhecem a existência de Deus, que são ateus, mas que jamais seriam cúmplices de atos como este.

Acho que eventos como este do Holocausto servem pra mim como uma grande mostra de onde a mente humana pode chegar em termos de frieza e crueldade, sem uma razão que justifique os atos. Mesmo porque, na minha opnião, não há nenhuma razão que possa justificar tamanho ódio, desejo de destruição, que cause tanta dor e destruição ao próximo.

Infelizmente a mente humana é pra mim um campo misterioso neste aspecto. E como criar defesas para  o que não conhecemos?
Não temos como prever com o que podemos nos deparar amanhã. Na década de 40 foi o holocausto. Alguém imaginaria?

Não temos como prever, mas temos aonde colocar nossos olhos, nossa segurança acha resposta naquele que fez todas as coisas e governa soberanamente sobre tudo e todos.

“...Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios...
...Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.
Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes,
mas o Senhor se ri do ímpio, pois vê que vem chegando o seu dia.
Os ímpios têm puxado da espada e têm entesado o arco, para derrubarem o poder e necessitado, e para matarem os que são retos no seu caminho.
Mas a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos quebrados.
Mais vale o pouco que o justo tem, do que as riquezas de muitos ímpios.
Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas o Senhor sustém os justos.
O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre...
...Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;
ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.
...Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
...Espera no Senhor, e segue o seu caminho, e ele te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem exterminados.
Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado...
Versículos do Salmo 37


“...Vi um ímpio cheio de prepotência, e a espalhar-se como a árvore verde na terra natal.
Mas eu passei, e ele já não era; procurei-o, mas não pôde ser encontrado...”


Procure por Hitler e não o encontrará. Ele já não é, não pode mais ser encontrado. O povo que ele queria exterminar segue caminhando, crescendo e se multiplicando, porque o Seu Deus é o Deus de toda a terra.
"...O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre..."


Abraços e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário